AME recebe selo de empresa solidária doadora de sangue
Selo é alusivo ao junho vermelho – mês do doador de sangue


26/06/2020 16:39:17 Assessoria de Imprensa | Bianca Santos NOTÍCIAS

O Ambulatório Médico de Especialidades de Presidente Prudente “Doutor Antônio Carlos Fontoura da Silva” aderiu à campanha “Selo Empresa Solidária” promovida pelo Núcleo de Hemoterapia do Hospital Regional.

A ação, criada com o objetivo de sensibilizar toda a região sobre a doação de sangue em tempos de pandemia, mobilizou até o momento dez funcionários do AME a irem até o HR. Segundo a coordenadora do Grupo Integrado de Humanização da unidade, Glaucia Henn, a intenção em motivar os colaboradores a participarem da campanha veio do objetivo de promover a solidariedade. “Assim, nós incentivamos e conscientizamos os colaboradores que ainda não são doadores sobre a importância deste ato. Além disso, estimulamos aqueles que já são a manterem a frequência regular”, afirmou.

Um dos casos de quem nunca havia doado é o da enfermeira Shirlei Gonçalves, responsável pelo SIQS (Serviço Integrado de Qualidade em Saúde) do AME. De acordo com a profissional, o ato de doar sangue é uma demonstração de muito amor e bondade. “É gratificante saber que através da minha doação existe a possibilidade de colaborar para salvar outras vidas. Com certeza doarei futuramente, não dói, a doação é bem tranquila e a campanha veio para reafirmar a missão da nossa gestora, a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, que é de sempre fazermos o bem sem esperar nada em troca, sempre a serviço da vida”, disse.

COMO PARTICIPAR?

Para a empresa aderir o programa voluntariamente, basta que entre em contato com o Núcleo de Hemoterapia no telefone (18) 3229-1570 e informe o interesse. Na ligação, deve ser informado o número de colaboradores dispostos a doar e a melhor data e horário para a doação, visto que a campanha é realizada sob agendamento para não gerar aglomeração e, para seguir as normas do Ministério da Saúde e da Vigilância Sanitária. Após a vinda dos colaboradores, será emitido um certificado simbólico do selo de “Empresa Solidária” para a instituição, como uma forma de gratidão da parceria firmada.

ORIENTAÇÕES GERAIS

Para doar sangue, basta estar em boas condições de saúde, comparecer alimentado ao Hospital Regional, ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados pelo responsável legal e maiores de 60 anos devem ter doado ao menos uma vez antes de completar a idade), pesar mais de 51 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

É recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente.

Após a doação, é necessário seguir as seguintes orientações:

·         permanecer no Banco de Sangue por mais 15 minutos para evitar que você se sinta mal com a doação;

·         manter o curativo por pelo menos 4 horas;

·         não ingerir bebidas alcoólicas;

·         não fumar por 2 horas;

·         evitar esforço físico exagerado por 12 horas, especialmente com o braço utilizado para doação;

·         beber bastante líquido;

·         se for dirigir veículo automotor ou ser transportado em motocicleta, parar imediatamente o veículo em caso de mal-estar.

 

O Núcleo de Hemoterapia do Hospital Regional está localizado na 

Rua José Bongiovani, 1297, Cidade Universitária. 

Mais informações pelo telefone (18) 3229-1570.

 


Tags:  

Galeria