15 anos de atuação da ALSF em Presidente Prudente
AME comemora 14 anos de fundação na data de hoje (22/02)


23/02/2024 09:21:50 Bianca Santos Weverson Nascimento NOTÍCIAS

Fevereiro é um mês de comemorações na saúde regional. Hoje (22/02), o Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo”, atualmente uma das maiores obras de saúde do Estado de São Paulo, comemora 27 anos de fundação, sendo 15 deles administrados pela Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus (ALSF), que em 2009 assumiu o antigo Hospital Universitário, e passou ser mantido pelo Governo do Estado de São Paulo. O Ambulatório Médico de Especialidades, gerido pela ALSF, também está em festa na data de hoje. A Unidade completa 14 anos de fundação e tem o objetivo de ampliar o acesso da população a serviços médicos de média complexidade, além de realizar cirurgias ambulatoriais, consultas e exames especializados.

O diretor de unidade hospitalar do HR e do AME, Frei Jerônimo Morais, explica que o hospital é uma verdadeira história a Serviço da Vida na região do Oeste Paulista, e é preciso valorizá-la. “Celebramos há pouco, no dia 13 deste mês, os 15 anos da Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus na administração do Hospital Regional, e celebraremos os 27 anos, principalmente com aqueles que doaram a sua vida nesta unidade”, destaca.

Conforme o religioso, que também é capelão nas duas Unidades de Saúde, quando Deus dá a missão, ele também capacita, e, principalmente, coloca pessoas altamente qualificadas para exercer a missão, conforme a Sua vontade. “Quando você diz eu como administrador, na verdade existe um nós: existe uma Associação com um know how (No Hall) na saúde no Brasil, existe uma Fraternidade da qual faço parte que me ajuda diariamente, e, sobre tudo, elenco aqui o Frei Francisco Belotti, nosso presidente nato”, reforça Frei Jerônimo.

Ainda segundo o Frei, existe uma assessoria administrativa, que, durante a história da ALSF no hospital, fora se solidificando e agora é altamente qualificada. Além disso, pontua que existem muitos colaboradores que são verdadeiros parceiros nesta missão, e instituições que abraçaram a causa e caminham juntas com o hospital.

 

CERTIFICAÇÕES

No dia 19 de outubro 2023, o Hospital Regional de Presidente Prudente ‘Dr. Domingos Leonardo Cerávolo’, recebeu a recertificação do Selo do Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH), mantido pela Associação Paulista de Medicina. Esta certificação, que também é conferida pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, tem como objetivo contribuir para a melhoria contínua da qualidade dos hospitais, propondo um modelo de excelência em gestão hospitalar.

O CQH é um programa de adesão voluntária, cujo objetivo é contribuir para a melhoria frequente da qualidade hospitalar. Estimula a participação e a auto avaliação das unidades e contém um componente educacional muito importante, que é o incentivo à mudança de atitude e de comportamento. Ele também incentiva o trabalho coletivo, principalmente de grupos multidisciplinares, no aprimoramento dos processos de atendimento.

Em outubro do mesmo ano, o Hospital Regional de Presidente Prudente celebrou a conquista do “Selo Pleno de Instituição Amiga do Idoso”, criado e mantido pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que dialoga com os objetivos do desenvolvimento sustentável das Nações Unidas e se insere nos pilares estratégicos preconizados da década do envelhecimento saudável de 2020 a 2030, através da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Esta conquista se iniciou muito antes da assinatura do termo de adesão ao Programa “São Paulo Amigo do Idoso”, onde também foi obtido o Selo Inicial de Hospital Amigo do Idoso, em abril de 2016. Já em 2019, o HR obteve o Selo Intermediário de Hospital Amigo do Idoso, mais um passo nesta caminhada que nos levou ao atual Selo Pleno de Instituição Amiga do Idoso.

 

AME PRUDENTE

O Ambulatório Médico de Especialidades foi inaugurado em 2010 para atendimento exclusivo do SUS (Sistema Único de Saúde), atendendo a demanda da região de Prudente, que abrange 45 municípios regulados pelo Departamento Regional de Saúde XI (DRS-XI).

A unidade de Presidente Prudente tem o objetivo de ampliar o acesso da população a serviços médicos de baixa e média complexidade, além de realizar cirurgias ambulatoriais, consultas e exames especializados. Atualmente, o AME conta com 26 especialidades médicas e 8 especialidades não-médicas totalmente gratuitas, unindo qualidade e eficácia no atendimento, desenvolvendo uma rede de referência regional com alta resolubilidade.

Nesta quarta-feira (21/02), durante missa em comemoração dos 14 anos de fundação da instituição, Frei Frei Jerônimo Morais, pontuou a importância da Unidade de Saúde para região, e reforçou o importante trabalho de humanização realizado pelos funcionários. Hoje, a unidade é referência em saúde em nossa região e é um grande gerador de empregos, assim como o HR.


Tags:  

Galeria