Hipertensão



 

A fim de garantir a integralidade na atenção à Saúde, a otimização dos recursos e serviços dispostos à população e usuários, surgiu a necessidade de se desenvolver as linhas de cuidado, para que de forma sintética, os processos de trabalho (cuidados) sejam organizados de maneira lógica e exista um fluxo capaz de permitir o acesso da população ao sistema de saúde.

A Linha de Cuidados: Hipertensão presta assistência à saúde de alta resolubilidade e enfoque multidisciplinar direcionado à população hipertensa, dentro de critérios específicos de atendimentos.

É importante que na primeira consulta o paciente traga laudos recentes dos seguintes exames: glicemia (em jejum e pós-prandial), Hb glicosilada, TGO, TGP, CPK, Colesterol, Triglicerídeos, K, Creatinina, Urina I, TSH, ECG.

 

São atendidos os pacientes que se enquadrem nos seguintes critérios: Pessoas com hipertensão arterial estágio II ou III, com três ou mais fatores de risco, como lesões de órgãos-alvo, diabetes mellitus, síndrome metabólica e outras condições clínicas associadas.

 

O paciente comparece ao AME com resultado de exames laboratoriais previamente solicitados na Unidade Básica de Saúde (UBS) via Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (SIRESP). Para especialidade cardiologia, o mesmo avalia os resultados e caso indicado é solicitada interconsulta para as especialidades citadas acima no atendimento multiprofissional. Após as avaliações o paciente ainda possui retornos para reavaliação e segue o fluxo de alta do AME para posterior acompanhamento na UBS.

Galeria





Usuário:
Senha: