Saúde bucal



 

A fim de garantir a integralidade na atenção à Saúde, a otimização dos recursos e serviços dispostos à população e usuários, surgiu a necessidade de se desenvolver as linhas de cuidado, para que de forma sintética, os processos de trabalho (cuidados) sejam organizados de maneira lógica e exista um fluxo capaz de permitir o acesso da população ao sistema de saúde.

A promoção de saúde bucal está inserida num conceito amplo de saúde que transcende a dimensão meramente técnica do setor odontológico, integrando a saúde bucal às demais práticas de saúde coletiva. Ações de promoção da saúde bucal incluem também trabalhar com abordagens sobre os fatores de risco ou de proteção simultâneos tanto para doenças da cavidade bucal quanto para outros agravos.

Os pacientes indicados a essa linha de cuidados devem ser encaminhados pela atenção primaria e agendada via Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (SIRESP).

No momento da consulta e conforme avaliação do médico especialista, aqueles pacientes com suspeita de lesão maligna serão submetidos à biópsia. Os pacientes com lesão, que após avaliação médica não necessitarem de biópsia, receberão alta do ambulatório e serão encaminhados a unidade de origem.

Para aqueles que o diagnóstico for de lesão maligna, o paciente será inserido na Rede Hebe Camargo, que tem como principal objetivo garantir o acesso dos pacientes com diagnósticos de câncer aos serviços capacitados a lidar com os seus casos e mais próximos de suas residências, através do relatório médico e laudo do exame anatomopatológico, para que seja realizado tratamento adequado.

Galeria