Diabetes



A fim de garantir a integralidade na atenção à Saúde, a otimização dos recursos e serviços dispostos à população e usuários, surgiu a necessidade de se desenvolver as linhas de cuidado, para que de forma sintética, os processos de trabalho (cuidados) sejam organizados de maneira lógica e exista um fluxo capaz de permitir o acesso da população ao sistema de saúde.

A Linha de cuidados no atendimento do diabetes ocorre todas as quartas-feiras e envolve uma equipe multiprofissional composta por: cardiologista, endocrinologista, nefrologista, neurologista, oftalmologista, nutricionista e enfermeiros. Além disso, são oferecidos a realização de exames laboratoriais, com objetivo de prevenir complicações sistêmicas da doença.

Para passar por essa linha de cuidades, os pacientes precisam se enquadrar nos seguintes critérios:

- Ter diabetes tipos I e II, insulinodependente, com mais de cinco anos de diagnóstico e duas glicemias de jejum > ou = a 200 mg/dL (ou Hb glicada > ou =8%);
- Pacientes com complicações crônicas da doença (lesão de órgão alvo).

Respeitado os critérios, os pacientes devem chegar ao AME em jejum para realizar coleta dos exames laboratoriais, recebe um desjejum (onde é colhida glicemia pós-prandial), é encaminhado para uma triagem de enfermagem e para especialidade endocrinologia. Este último, solicita interconsulta para as especialidades que julgar necessário descritas na acima no atendimento multiprofissional.

Quando o paciente estiver compensado é dado alta do AME, caso não esteja ou possua complicações crônicas de difícil controle, é encaminhado para demanda por recurso nas especialidades que necessita.

Galeria





Usuário:
Senha: