Matriciamento da Atenção Básica



 

O Serviço de Matriciamento do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Presidente Prudente consiste em uma equipe multiprofissional que trabalha junto à Atenção Primária, de maneira dinâmica e colaborativa, utilizando a estratégia de apoio matricial. O setor foi criado no primeiro trimestre de 2020 em resposta à solicitação da Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Governo de São Paulo, com o objetivo de atender ao decreto ALESP nº 63519/2018, o qual define que faz parte das competências da Rede AME (REAME) “melhorar a resolubilidade da rede regional de assistência à saúde do Sistema Único de Saúde – SUS/SP, com impactos positivos sobre a situação de saúde da população”.

O apoio matricial trata-se de uma metodologia complementar das Redes de Atenção à Saúde, que aproxima, de forma horizontal e dialogada, equipes de diferentes níveis de complexidade. Através do Matriciamento, o AME, enquanto unidade secundária de atendimento, oferece retaguarda especializada e apoio pedagógico-terapêutico às secretarias municipais de saúde (SMS) e seus respectivos serviços, fortalecendo e qualificando a atenção primária e, potencialmente, melhorando os indicadores de Saúde.

A área de abrangência do Matriciamento inclui vinte e oito municípios, nas regiões do Alto Capivari, da Alta Sorocabana e do Pontal do Paranapanema. O AME integra-se a eles por meio de vínculos com o Departamento Regional de Saúde (DRS), com os gestores municipais de saúde, com as equipes de Regulação e com os profissionais da Atenção Primária. Através desses relacionamentos, o serviço de Matriciamento pode proporcionar espaços para intercâmbio de conhecimento e conduzir encontros para discussão e revisão de fluxos, procedimentos, protocolos e questões técnico-assistenciais, de acordo com as potencialidades e as fragilidades apresentadas em cada realidade.

Na perspectiva da atenção especializada, as ações de Matriciamento têm como foco ampliar e otimizar a oferta de atendimentos em saúde, mediante ações que facilitem o acesso da população, abreviem o tempo de espera para diagnóstico e tratamento, expandam o número de cirurgias e procedimentos terapêuticos ambulatoriais e diminuam a necessidade de internação hospitalar. Almeja-se também melhor aproveitamento desses atendimentos ofertados, incluindo qualificação dos encaminhamentos e melhoria de indicadores, como redução da perda primária e do absenteísmo do AME.

Para atingir esses objetivos, as ações de Matriciamento surgem de construções coletivas, planejadas, discutidas e pactuadas entre os elos da rede. Além disso, cultiva-se nestes grupos uma relação de parceria institucional que se perpetua através do estabelecimento de canais estratégicos de comunicação. São eles::

- Telefone: (18) 3918-9850, ramal 1141
- Whatsapp: (18) 99151-8403
- E-mail: matriciamento.amepp@alsf.org.br

A equipe de Matriciamento do AME de Presidente Prudente é composta, em seu núcleo, por um enfermeiro, um médico e um profissional de apoio administrativo. Todavia, na prática conta com uma gama de profissionais que dão suporte às capacitações nos municípios matriciados, incluindo tanto equipes especializadas de diversos setores do AME quanto articuladores (da atenção básica, da saúde da mulher e de humanização) do DRS. Assim, espera-se que, com as propostas de trabalho criadas pela intervenção do serviço de Matriciamento na Atenção Primária, bem como pela relação desta com os demais componentes da rede de saúde, sejam ampliadas a cogestão do cuidado integral e a eficiência na assistência à saúde da população.

Galeria