Projeto de matriciamento do AME de Prudente visa capacitar profissionais de 28 municípios paulistas
Primeiro encontro foi realizado com profissionais de Regente Feijó


25/06/2020 11:23:15 Assessoria de Imprensa | Fotos: Fabio Reis NOTÍCIAS

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Presidente Prudente “Dr. Antônio Carlos Fontoura da Silva” deu início na última sexta-feira (19), ao projeto de matriciamento da atenção básica, onde serão realizados uma série de encontros que, neste momento, acontecem de forma virtual. O objetivo é capacitar os profissionais de 28 municípios do Estado, que compõem as regiões do Alto Capivari, Alta Sorocabana e Pontal do Paranapanema, para promover um atendimento mais eficaz e seguro aos pacientes que são atendidos nesses municípios, fortalecendo a rede de atendimento à saúde pública. Esse primeiro encontro foi realizado com as equipes da secretaria municipal de saúde de Regente Feijó

Segundo a enfermeira responsável pelo setor de matriciamento do AME, Natália Favreto, o foco principal desse projeto é melhorar a saúde da população dessas regiões atendidas. “O objetivo do Matriciamento é apoiar a atenção primária, de forma horizontal e pactuada, melhorando a rede de cuidados, a integralidade na atenção e a situação de saúde da população”, afirma.

Natália explica que essa primeira reunião com as equipes de Regente Feijó buscou apresentar o AME de Presidente Prudente e oferecer subsídios para que os indicadores de saúde do município (relacionados ao AME) possam ser otimizados.

“Essa foi a primeira de muitas ações de matriciamento que estão programadas no município. Há encontros agendados até o final do ano", pontua Natália.

Essa ação foi realizada com líderes de saúde do município, enfermeiros, agentes comunitários e agendadores de saúde. Após a pandemia, a proposta é que sejam realizados treinamentos práticos, simulações, rodas de conversa e outras atividades para ampliar o conhecimento de toda a rede.


Tags:  

Galeria